| Dicas para os viajantes Dicas para os viajantes
Roupas Adequadas:
Roupas leves, camisetas, bermudas, calçado firme no pé para caminhadas, e que possa ser molhado, capa de chuva (de outubro a maio), agasalho (sempre esfria à noite, principalmente de maio a setembro), uma pequena mochila para lanche e água durante as caminhadas, binóculos, máquinas fotográficas sempre são bem vindos, um boné ou chapéu, meias absorventes e grossas p/ não dar bolhas nos pés.
Tempo de Permanência
O ideal é ficar pelo menos 4 dias no mínimo, existem uma série de passeios para serem feitos, com roteiros para pelo menos 10 dias, sem repetir programação. Se tiver mais tempo, recomendamos uma viagem para o Pantanal que é bem perto de Chapada.
Vacinas
Para vir à Chapada dos Guimarães, não é preciso nenhuma vacina, apenas para quem vai para a região amazônica de Mato Grosso deverá providenciar a vacina anti-amarílica (febre amarela). Recomenda-se atualizar a vacinação anti-tetânica, e a vacinação anti-hepatite "B" apenas para quem vá para a região amazônica. Todas as vacinas do Calendário Nacional estão disponíveis nos Postos de Saúde da cidade. Na Chapada não há malária ou qualquer outra doença transmitida por mosquitos.
Mosquitos
Apenas no amanhecer e entardecer há próximo aos cursos de água a ocorrência do mosquito "pólvora", também chamado de "porvinha". Recomendamos o uso de repelentes apenas para as pessoas alérgicas, mas ficam proibidas de tomarem banho em cachoeiras, principalmente dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Protetores Solares
O sol de Chapada, principalmente no período da seca (maio à setembro), é forte, recomendamos o uso, sobretudo nas excursões com trechos de caminhadas, mas o IBAMA também exige que não se permita o banho em cachoeiras usando protetores solares, bonzeadores e óleos.
Cobras e Animais Peçonhentos
Os acidentes com cobras e outros animais peçonhentos são raríssimos, em 11 anos de atividade, os clientes da ECO TURISMO CULTURAL nunca sofreram qualquer acidente com cobras, aranhas e escorpiões, embora os guias instruções de primeiros socorros enquanto vão diretamente para o Hospital Santo Antônio de Chapada.
Hospitais e Farmácias
O Hospital Santo Antônio Tel: (65) 301-1116 situado no centro da cidade possui médicos de plantão regularmente, com um pequeno cirúrgico para pequenas intervenções, um pronto socorro para emergências, um antigo aparelho de raio X, e algumas dezenas de leitos para internações, atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Possui duas ambulâncias para deslocamento para o Pronto Socorro de Cuiabá e demais hospitais da capital. A cidade possui três farmácias que ficam abertas até às 21 horas, duas no centro e uma no bairro São Sebastião, com razoável estoque de remédios.
      Chapada dos Guimarães - destino de aventura
Há 70 quilômetros de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães recebe este nome devido aos paredões que marcam as bordas do Planalto Central Brasileiro. Formações rochosas de tom vermelho-alaranjado, a Chapada tournou-se Parque Nacional em 1989 e é um destino de ecoturismo e turismo de aventura.
Entre as atividades que podem ser praticadas na Chapada estão trekking, rapel e flutuação. Tudo isso em um cenário que combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas de encher os olhos.
Atualmente são cinco atrativos da Chapada que estão abertos à visitação: Mirante do Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo e Vale do Rio Claro. No Véu de Noiva, uma trilha de 550 metros separa o turista de um visual deslumbrante. Após esta caminhada, lá de cima é possível curtir toda a força da cachoeira que recebe o mesmo nome do mirante.
Para visitar o Circuito das Cachoeiras e a Casa de Pedra do córrego Independência é preciso disposição. O passeio completo pode ter até seis horas de duração e as paradas para banho nas águas calmas das piscinas naturais são as responsáveis por revigorar o aventureiro. Já a Casa de Pedra é uma gruta com vestígios de inscrições rupestres.
Com 800 metros de altura, o Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do parque e um dos locais mais indicados para apreciação da fauna e flora locais, enquanto o Vale do Rio Claro é ideal para quem deseja aproveitar o momento na natureza dentro de um veículo 4x4.
Fora da reserva também há muitas belezas. Uma das mais encantadoras é a caverna Aroe Jari, uma gigantesca gruta de arenito com 1.500 metros de extensão e inscrições rupestres. Seu conjunto inclui ainda a Lagoa Azul, de águas transparentes e mergulho proibido.
Também merece destaque a Cidade de Pedra, emoldurada por rochas pontiagudas que remetem a castelos medievais. As formações espalham-se por cânions que chegam a 350 metros de altura em meio a escarpas frequentadas por belas araras-vermelhas.  viagens turisticas
Mas, afinal, por que viajar?
A resposta é fácil. Existem milhares de razões para sair de viagem. A primeira é descansar, sair do stress da vida urbana e reencontrar a natureza.É cientificamente comprovado que passar tempo em contato com a natureza ajuda a melhorar as funções cerebrais. A segunda é conhecer novos lugares e novas experiências, fazer passeios de ecoturismo, compras, e assim, mergulhar em uma nova realidade.
Algumas vezes são outros motivos que nos levam à viajar, como nas viagens de negócios, viagens de lua de mel, viagens românticas ou viagens de aventura. Não importa se é viagem de férias ou de trabalho, viagem longa ou curta, seja ir à praia no nordeste, curtir uma pousada romântica, ou umpacote turístico pelo sul do Brasil, o importante é viajar só por viajar, é sair de casa e se aventurar!
Viaje o Brasil
O Brasil é famoso pela floresta amazônica, pantanal, por sua fauna e floraexuberante, pelas suas paisagens incríveis, e praias de areia branca forradas com palmeiras, pelas cachoeiras majestosas e rios de águas cristalinas. Mas há mais no Brasil do que apenas beleza natural. Em cada região brasileira, você pode saborear comidas típicas diferentes, contudo, sempre servidas em abundância, ouvir músicas regionais, e desfrutar de passeios de ecoturismo e aventura, como canoagem, rafting, trekking, flutuação, mergulho e surfe.
Você está pronto para uma experiência de vida?
Viaje pelo Brasil! Conheça mais sobre a natureza brasileira e a cultura deste país incrível!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário